quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PRE-OCUPAÇÃO!!!

Pre-ocupação! Exatamente, algo que parece incontornável a todos e que carrega em si um peso insuportável: o de antecipar- pré - o que não pode e não deve ser antecipado - ocupação.
A explicação é que existe uma dimensão na qual os fatos e os eventos acontecem, mas não é nesta que os sentimentos, as emoções e as atitudes existenciais e espirituais acontecem. Por isso, é possível pre-ocupar-se antes de efetivamente ocupar-se.
No entanto, faz sentido pre-ocupar-se com algo que nem se tem certeza de que vai ocupar um momento da nossa vida? Vai resolver pre-ocupar-se antes de ocupar-se?
Não, não faz. Mas acontece comigo e com você. Jesus chama de "falta de fé", mas também é conhecida por "ansiedade", aquela força de vida resolutiva e produtiva que se desloca para o mundo da possibilidade mas foge da dimensão da realidade e, por conseguinte, é inútil.
E por que "falta de fé" - uma categoria aparentemente religiosa - para descrever uma sensação, um sentimento, uma atitude para com a vida? Porque fé é certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se vêem.
Assim, certeza torna a ocupação futura em algo presente, mas não na forma de pre-ocupação tola e inútil, e sim, revestida de uma serena paz e firme confiança Naquele que não se preocupa, mas a tudo pré-ordena. O Dono da mão invisível na qual nossas vidas estão repousadas.
REV. ROBINSON GRANGEIRO MONTEIRO


Um comentário: