sábado, 22 de outubro de 2011

DEUS É O DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO!!!

Consolo ou conformação?
Ontem fiz o ofício fúnebre de uma pessoa muito querida que perdeu a luta para o câncer depois de 13 meses.
Perdeu? Como? "Perdeu"?
A coragem e fé daquela mulher durante o tempo em que usou de todos os meios humanos para ficar bem de saúde e, ao mesmo tempo, confiou sua vida ao Criador da vida, a faz vitoriosa aos olhos de quem a amava.
Em uma hora como essa, pessoas falam de "con-conformar-se", ou seja, tomar a forma de algo. O algo aqui é a morte e as circunstâncias de dor e sofrimentos dela advindas.
Não! Eu não quero con-formar-me à morte! Eu - nem ninguém - recebeu vida para morrer. Eu me insurjo contra a morte, não por tola bravura ou alienação insensata, mas por serena confiança de que a morte já morreu. Ela não é parada final da minha peregrinação. Em Cristo, a morte perdeu a guerra, porque Ele ressuscitou e nós ressuscitaremos com Ele.
Todavia, o que fazer com a dor da saudade, a angústia das explicações pedidas e não atendidas, a vontade de fazer com quem partiu algo que ficou faltando fazer, dizer...? Consolo, do latim com = "junto" + solatium = "alívio", é a resposta do Deus Emanuel, o Deus Conosco, o Consolador que põe a mão sobre o nosso ombro e no silêncio da alma que fala suspiros de angústia ao Pai, ouve dEle: "Eu nunca te abandonarei. Estarei contigo todos os dias da tua vida!".
Consolo não vem de palavras bonitas, nem de tentativas inúteis para dar explicações. Vem da manifestação do amor Divino que excede todo o entendimento, que nos faz nos con-formar não à morte, mas à vida eterna. E, por isso, sermos aliviados, consolados.
Rev. Robinson Granjeiro Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário