sexta-feira, 18 de junho de 2010

E Deus multiplicou sua misericórdia


"Ouviram seus vizinhos e parentes que o Senhor lhe multiplicara a Sua misericórdia, e se alegraram com ela". (Lucas 1.58)

Deus tem derramado sobre nós muita graça e misericórdias sem fim e, quanto mais olhamos para nós e refletimos sobre nossas falhas e limitações é que percebemos e reconhecemos quão grandes são as suas misericórdias sobre nossas vidas, como reconheceu o profeta Jeremias: - Elas não têm fim! (Lamentações. 3.22).

Deus conhecia Isabel, com ela Ele foi mais que misericordioso atendendo-lhe o pedido mais íntimo do seu coração. Desejo que movia suas orações a Deus. Embora o texto não mencione quando e como Isabel orava pedindo a Deus um filho, o fato é que ela devia ter orado e orado muito por um filho, orando até a sua velhice, conforme o versículo 18 do capítulo 1 de Lucas, até que um dia, foi atendida.

Não se sabe se Isabel já havia perdido as esperanças, por já ser avançada em dias, não só ela, mas seu marido também. O que se sabe é que Deus atendeu a oração de Isabel e de uma maneira tal que “emudeceu” a seu marido, que não conseguiu acreditar naquela resposta, embora ela tenha sido anunciada primeiramente a ele. Neste ponto me questiono o porquê da resposta ter sido dada ao marido e não a quem conceberia a criança. A verdade é que, segundo ouvir alguns teólogos afirmarem, naquela época era uma vergonha para um homem de idade não ter tido um filho, embora a esterilidade fosse da mulher. Para o povo hebreu os filhos são heranças do Senhor, e neste caso acho que Zacarias, esposo de Isabel, sentia-se um “sem herança”, um ninguém, e talvez deste mesmo modo sentia-se sua mulher Isabel. Contudo mesmo com o passar dos anos, com a aparente esperança se esvaindo o que eles mais esperavam aconteceu.

O senhor faz coisas que às vezes nós não conseguimos entender imediatamente e, algumas vezes, simplesmente não as compreendemos mesmo, por mais que os anos passem. Acredito que Ele continua sendo e fazendo assim nos dias de hoje, independente da nossa fé, ou do tamanho das nossas esperanças e expectativas, do tempo da nossa espera e da soma das nossas orações, Ele ainda faz coisas assim, como a que fez com Isabel, algo grande e admirável que nem mesmo seu marido que também desejava, conseguiu acreditar; coisas miraculosas que não passam pela nossa mente. Ressuscita sonhos por nós abandonados e reforça projetos desacreditados, fazendo acontecer o que nem nós mesmos nos lembrávamos mais.

Com essa história de Isabel, aprendi uma lição formidável: Que Deus não se contenta em apenas ter misericórdia diariamente de nossas pobres vidas, mas que, além de renovar essas misericórdias, ele as MULTIPLICA, de modo a nos abençoar grandemente a ponto de as pessoas que nos rodeiam verem e se admirarem com a grandeza da misericórdia do Senhor sendo multiplicada e derramada em nossas vidas, mesmo em face das nossas fraquezas e descrenças.

Hoje quero desafiar você a parar um pouco e ler essa história, verdadeira, imutável e valiosa que se encontra no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas e acreditar que Deus não mudou, é o mesmo, tem o mesmo poder para fazer qualquer coisa que Ele queira em nossas vidas, até as que nós nem esperamos mais.

Suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã, grande é a sua fidelidade!

Um ótimo final de semana e um novo tempo cheio de esperanças renovadas!


Karla Francine

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos...renovam-se cada manhã".
(Lamentações 3.22 e 23)

2 comentários:

  1. Belíssima mensagem, Deus te abençoe e renove sempre tuas forças! valeu!

    ResponderExcluir
  2. Amém... A cada dia que passa eu acredito mais que, é somente pela MIISERICÓRDIA do Senhor que a minha vida tem sido tão abençoada! Karla Francine

    ResponderExcluir