terça-feira, 19 de julho de 2011

Jesus: o melhor amigo


O final do século XX foi dominado por um individualismo que alienou as pessoas, chegando ao ponto de romper vínculos familiares. O distanciamento resultante aumentou ainda mais com a internet. Passamos a nos comunicar virtualmente. Os amigos tornaram-se imagens e frases. Como conseqüência, perdemos o sentido de comunhão, de fidelidade, de honestidade. Associações, contratos, acordos e até casamentos foram realizados sem a mínima preocupação com os valores éticos e morais. Em razão disso, muito sofrimento, dor, decepção e perdas dominaram os relacionamentos. Amigo é aquele que passa tanto os momentos alegres como os momentos penosos e difíceis com você, e continua ao seu lado quando precisa dele.

O sábio Salomão, rei de Israel, disse que os amigos de tempos prósperos são muitos – “os amigos dos ricos são muitos” ( Pv. 14:20 ), “as riquezas granjeiam muitos amigos...muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe...e cada um é amigo daquele que dá presente” ( Pv.19:4,6). Mas há amigo mais chegado do que um irmão e que ama em todo o tempo ( Pv. 17:17; 18:24).

Ser um amigo exige que se fale, às vezes, coisas dolorosas, que machucam. Porém, devem ser faladas em amor. Devem ser oferecidas como feridas leais, necessárias para o bem do amigo. “Leais são as feridas feitas pelo que ama” ( Pv.27:6) .As melhores amizades são aquelas em que as pessoas são fortes em seus valores e se encorajam mutuamente.

Quando alimentamos a amizade, nos beneficiamos por termos alguém com quem compartilhar e de quem recebemos a correção necessária. “... o amigo encontra doçura no conselho cordial... como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” ( Pv. 27:9,17). Amigos verdadeiros ouvem uns aos outros, choram e riem juntos. Compartilham seus medos mais profundos, as questões mais difíceis e as lutas mais dolorosas.

Deus nos criou como seres sociais, portanto, precisamos de outras pessoas em nossa vida. Não apenas os membros da família, mas também de colegas, vizinhos e, acima de tudo, amigos fiéis e leais.

Porém, mais do que essas pessoas, precisamos do amigo melhor: Jesus. Ele fazia amizade com muita facilidade e profundidade. Frequentemente visitava seus amigos. Estava perto nos momentos alegres, bem como nos tristes. Ele os amava, era fiel e tratável.

Jesus investiu muito tempo, energia e amor em doze amigos especiais, os apóstolos. Porém, ele cultivou um vínculo especial com três deles – Pedro, Tiago e João. Esses homens presenciaram experiências muito pessoais, tais como a transfiguração de Jesus, quando vislumbraram a Sua glória divina, e a no Getsêmane quando testemunharam da sua dor e sofrimento, antes do Calvário.

O apóstolo João declara no seu evangelho que Jesus demonstrou seu supremo amor ao dar a sua própria vida em favor dos seus amigos ( João 15:13-15) – “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” . Quem, portanto, são seus amigos? “Vós sois meus amigos se fazeis o que eu vos mando ( João 15:14)”. A amizade com Cristo tem grande preço. O verdadeiro amigo de Cristo é aquele que observa os seus mandamentos. Essa obediência não é o que os torna amigos; e sim o que caracteriza seus amigos. Nosso verdadeiro amor a Cristo garante nossa obediência a Ele – “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” ( João 14:15). E essa obediência é especialmente provada pela obediência ao novo mandamento, o mandamento do amor: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” ( João 13:34-35). A obediência prova nossa relação pessoal e íntima com Cristo. Foi Ele mesmo quem disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor” ( João 15:10). A obediência é declarada aqui como condição do amor.

Quando nos tornamos um canal desse amor nossas amizades, identificamo-nos verdadeiramente como um discípulo de Cristo. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos amigos ( 1João 3:16 ).

Pr. Willeam Campelo

Um comentário:

  1. NÃO QUEIRA ENCONTRAR NAS PESSOAS AMIGAS, O QUE SÓ O SEU MELHOR AMIGO, JESUS CRISTO, PODE LHE DÁ...FELIZ DIA DO AMIGO...

    ResponderExcluir